segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rede Tv Sem Pânico (UMA EVOLUÇÃO NO HUMOR)

No começo deste ano o Pânico saiu da Rede Tv e foi para a Band.
Pensavamos que isso poderia ser o começo do fim para a Rede Tv, mas até que não foi.
Para colocar uma atração no lugar do Pânico, optou-se por uma humorística. Rede Tv decidiu chamar o humorista Rafinha Bastos para comandar a versão brasileira do Saturday Night Live.
De acordo com o que eu conheço do Pânico e sobre o humor nacional, a Rede Tv acertou, por inúmeros motivos:
- Queda na Qualidade no Pânico: O pânico começou a pegar piadas de outros humoristas ou pegar piadas conhecidas, um exemplo que eu me lembro foi de uma entrevista no Agora é Tarde em que tinha o Sérgio Mallandro e ele contou uma piada que envolvia a palavra Cool em uma situação em que essa palavra tinha um duplo sentido, meses depois o quadro do Jô Suado fez uma piada da Sandy em que envolvia essa mesma situação, mostrando a falta de criatividade dos roteiristas. O novo programa do Rafinha tem em quase sua totalidade comediantes de stand-up e atores, e em todo o elenco, eles escrevem seus próprios textos.
- Apelação: Para conquistar audiência de forma preguiçosa o Pânico começou a fazer várias coisas que envolviam audiência como raspar a cabeça de uma das paniquetes, organizar lutas de MMA entre os integrantes, machucar o Bola e outros integrantes em quadros que envolviam dor e sofrimento que chegaram até a comer um cacto com espinhos e temperado com pimenta.

-Decaída nos integrantes: Na época áurea do pânico (auge) o pânico tinha o seu humor focado em zoação de celebridades, pois ficavam do lado de fora das festas aí zuavam todos os convidados, ao chegar o sucesso o pessoal do pânico simplesmente virou celebridade e por conseguinte acabou virando amigo de várias celebridades deste meio, aí passaram a não zuar as celebridades, pois não iriam querer zuar os amigos e se fossem zuar seria uma zuada mais esportiva em que o amigo também dá risada. Isso acabou com a ousadia e o atrevimento característico dos reporteres. Só acabam zuando celebridades em nível social de celebridades abaixo deles (como ex-bbb's, atores da record, humoristas da globo, humoristas da record, políticos) Deixaram de zuar de forma humorística pagodeiros, jogadores de futebol, cantores, empresários(esses eles não zuam pois se zuarem vão perder chance de participar de eventos), atores da globo não-humorísticos, socialites, lutadores. Com essa falta de pessoas para zuarem o Pânico começou a cobrir menos as festas e passaram a gravar em locais em que poderiam zuar pessoas abaixo da linha da fama, aí começaram a gravar na praia e zuaram os banhistas, os vendedores de coco, as mulheres que praticavam topless, as mulheres que eram desprovidas do padrão estético da mídia. Passaram a zuar quem estivesse abaixo deles.
-Roteiro Preguiçoso: O pânico começou a ter roteiristas mais preguiçosos que passaram como eu tinha falado a pegar piadas conhecidas e colocarem no roteiro junto com piadas de outros humoristas irei contar 3 exemplos de plágio humorístico:
1.Em uma reportagem feita pelo pânico em um jogo do corinthians Ceará fez uma piada em que dizia que o corinthiano era o que mais respeitava o juíz o torcedor corinthiano, pois quando o juiz fala,ele responde - Sim senhor meritissimo =
Mas essa piada não foi confeccionada por ele e sim pelo Danilo Gentili para uma campanha da Skol http://www.youtube.com/watch?v=lH61gHY7Mec
2. Outro caso, Eduardo Sterblich no ano de 2010 fazia um quadro em que fazia o Tiririca e nesse quadro apareceu o Lula (interpretado pelo Carioca, Márvio Lúcio) e o Tiririca agradeceu ao Lula pois se não fosse por ele, tiririca não teria passado no exame para saberem se ele era analfabeto ou não aí Lula convida ele para uma reunião na Sexta Feira, aí o Tiririca pergunta: como se escreve Sexta Feira? , aí o Lula responde: mudei de idéia, vamos a reunião na quinta. veja o vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=KCdy-S9LrYA
3. O caso da piada do Sérgio Mallandro como eu havia relatado no começo desta postagem

ISTO MOSTRA QUE O PÂNICO SE APROVEITA DO FATO DE AINDA NÃO TEREM INVENTADO UM ECAD PARA HUMORISTAS EM QUE CADA PIADA TERIA UMA CERTIFICAÇÃO E UMA IDENTIFICAÇÃO DOS HUMORISTAS CRIADORES IMPEDINDO QUE USASSEM PIADAS DE OUTROS HUMORISTAS E TALVEZ NUNCA EXISTA, VOCÊ NÃO PODE CANTAR MÚSICAS DE OUTROS ARTISTAS MAS PODE CONTAR PIADAS DE OUTROS HUMORISTAS E NEM AO MENOS REMUNERA-LOS DA PIADA ROUBADA, ISSO É PÉSSIMO PARA O HUMOR NACIONAL
MAS A MAIORIA DOS COMEDIANTES DE STAND-UP ESCREVEM OS SEUS PRÓPRIOS TEXTOS E PIADAS E SE DESCOBREM QUE TEM UMA PIADA PARECIDA COM A DE OUTRO COMEDIANTE ELES APAGAM DO REPERTÓRIO, MOSTRANDO UMA ÉTICA PROFISSIONAL E HUMORÍSTICA, MAS COMO A PROFISSÃO DE HUMORISTA NÃO É REGULAMENTADA NÃO TEM COMO CRIAR UM ECAD(ORGÃO QUE FISCALIZA OS DIREITOS AUTORAIS) PARA HUMORISTAS. Vocês querem um exemplo da ética praticada pela maioria dos comediantes de stand-up eu mostro a vocês uma web-série com Rafinha Bastos em que o objetivo era escrever um texto de stand-up sobre comida e no começo mostra quando a piada do Rafinha era a mesma de um outro comediante e ele elimina a piada do repertório http://www.youtube.com/watch?v=I2SAwYkte6M&feature=relmfu

-Roteiro Apelativo: O Pânico coloca e zua temas em que envolvem agressão, sofrimento e piadas com doenças. Um exemplo foi o primeiro episódio do Jornal do Bóris já na Band em que chamam um comentarista chamado Carlinhos Convulsão e adivinha o que ele estava tendo: uma convulsão
O PÂNICO TEM UMA MANIA MANJADA DE FAZER PIADA COM PALAVRA LIGANDO O SOBRENOME DE UM PERSONAGEM COM A ATIVIDADE OU COM AQUILO QUE O PERSONAGEM VAI FAZER NAQUELE DETERMINADO MOMENTO, OU FAZER UM BORDÃO FINAL QUE TEM UMA MESMA RIMA. ISTO É PÉSSIMO COM O HUMOR NACIONAL

-O PÂNICO COMEÇOU A VIRAR UM PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO:  Pois tendo quase 3 horas de duração o Pânico sem criatividade com piadas e sem vontade de contratar roteiristas e humoristas novos eles passaram a criar quadros de ajuda, dando uma de Gugu ajudando Gorete a serem Gisele, Zina a ter uma casa que custou mais de 80 mil, ajudando uma senhora a achar o cãozinho, entre mais de 30 quadros ou casos de ajuda. Não é ruim para o Pânico fazer de vez em quando mas todo programa ajudar alguém em quadros de mais de 40 minutos não. Para se justificarem Emílio e sua Gangue diziam que é impossível criar um programa só de humor com 3 horas de duração, Mas e o Chaves(Na época que tinha o Chaves no México era um programa de quase 3 horas de duração em que tinham Chaves, Chapolin Colorado, Doutor Chapatine entre outros) Além disso é mais fácil consegui audiência com assistencialismo do que com um programa totalmente de humor.
-O USO EXAGERADO DE BUNDA: O Pânico faz um uso exagerado da bunda de paniquetes com sua audiência baseada sobretudo dos tarados, mas mesmo assim não dá a remuneração merecida pois o Pânico ganha muita audiência com bunda mas não remunera as paniquetes como merecem, eles davam quase que 100 reais por gravação e algumas chegavam a ganhar 800 reais por mês mas o Emílio que não rebola e não mostra a bunda ganha um salário 1500 vezes maior, parecendo cantor de funk. Os cantores de funk cantam as músicas deles, mas o público não vai para escutar o funkeiro mas sim para ver as Mulheres Fruta e Dançarinas requebrando o popozão, mas quem ganha 95 % do dinheiro é o funkeiro e as dançarinas para entrar no Grupo do Funkeiro tem que ainda fazer o teste do sofá.

POR ISSO QUE O PÂNICO NÃO É MAIS UM PROGRAMA DE HUMOR E TALVEZ NÃO SEJA NUNCA MAIS E POR ISSO ASSISTIREI E RECOMENDO QUE OS OUTROS ASSISTAM O SATURDAY NIGHT LIVE COM RAFINHA BASTOS E GRANDE ELENCO QUE IRÁ AO AR DIA 27 DE MAIO DE 2012 (Domingo) Na REDE TV


E PARA A REDE TV É ATÉ BOM TER O SATURDAY NIGHT LIVE POIS ESTARÃO INVESTINDO EM UM HUMOR MAIS DRAMATÚRGICO COM UMA ATUAÇÃO DE BOM NÍVEL E COM ROTEIRISTAS E HUMORISTAS BONS